Sala de Estimulação Psicomotora

Saiba mais sobre a Psicomotricidade
e tire suas dúvidas.

1. Psico o quê?????
PSICOMOTRICIDADE é uma ciência que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interior e exterior. Uma ciência que ajuda a compreender através da maneira como o corpo se expressa e como o individuo se relaciona consigo mesmo e com o ambiente que o rodeia.

2. Em que a PSICOMOTRICIDADE pode ajudar as pessoas, crianças adultos e idosos?
A PSICOMOTRICIDADE é uma ferramenta poderosa que ajuda a promover o equilíbrio da mente, do corpo e das emoções, através da observação e intervenção no movimento corporal.

3. Como são realizadas essas intervenções?
Após uma avaliação psicomotora, são realizadas atividades específicas, lúdicas, em forma de circuitos, jogos, tarefas que solicitem o pensamento lógico, o raciocínio, a atenção, a memória (funções cerebrais) e ainda atividades que ajudam na organização do corpo.

4. O que a PSICOMOTRICIDADE organiza no corpo?
Existem 7 bases psicomotoras que dão suporte para os vários tipos de movimentos que o nosso corpo é capaz de realizar.

5. Quais são essas 7 BASES PSICOMOTORAS?
Tonicidade, equilibração, esquema e imagem corporal, lateralização, estruturação espaço-temporal, coordenação global e coordenação fina.

6. O que são essas bases?
A tonicidade prepara seu corpo para o movimento ativando a atenção. A equilibração serve para equilibrar seu corpo parado ou em movimento. A lateralidade define os lados do corpo e a dominância lateral qual lado do seu corpo é o dominante, O esquema corporal dá nome as partes do corpo e a imagem corporal mostra como o indivíduo se vê. A estruturação espaço-temporal organiza os movimentos do corpo em relação aos objetos no espaço e como será o ritmo que será utilizado. A coordenação global tem a ver com a coordenação dos membros superiores e inferiores entre si e com o restante do corpo em movimento. A coordenação fina permite que o indivíduo realize movimentos refinados, pequenos e detalhados principalmente com as mãos.

7. Com que idade pode-se começar a participar dessas atividades de estimulação psicomotora?
Desde a mais tenra idade,1 mês de vida até a mais avançada idade. São atividades adequadas e direcionadas desde que sejam respeitadas as sequências maturacionais de cada faixa etária, principalmente nos primeiros anos de vida.

8. Precisa de indicação médica?
Não. Porém somente o médico pode dar um diagnóstico a respeito da saúde física e emocional do indivíduo. Diante do diagnóstico médico e da observação psicomotora realizada pelo PSICOMOTRICISTA, as atividades de estimulação serão indicadas.

9. A PSICOMOTRICIDADE pode ajudar as crianças que têm dificuldades na escola?
Estudos comprovam que sim. Existem muitas atividades na PSICOMOTRICIDADE que auxiliam na escrita, na matemática e na leitura. São atividades que, através do movimento estruturado nas BASES PSICOMOTORAS, vão ajudar muito durante todo o processo de pré-alfabetização e alfabetização propriamente dito, na escola.

10. A PSICOMOTRICIDADE ajuda a melhorar o comportamento das crianças?
Sim, pode ajudar pois as atividades exigem disciplina, atenção, respeito aos colegas de turma, cooperação, tempo de espera, comprometimento dentre outros valores. E como as atividades são lúdicas a afetividade é trabalhada de maneira muito divertida.

11. O que são atividades lúdicas? É só brincadeira?
O lúdico é o brincar inteligente. O lúdico é a maneira divertida de se aprender algo. A infância é a fase em que a criança deve brincar para explorar e aprender com alegria. A aprendizagem precisa ter emoção e a troca com o ambiente para acontecer e ficar armazenada no cérebro. Se a criança não brincar enquanto criança, ela brincará quando? A infância é a idade mágica onde a imaginação permite ser um herói. A criança precisa vivenciar a experiência do brincar para se tornar um adulto bem resolvido e capaz de tomar decisões, de ter um corpo funcional e capaz de enfrentar os desafios da vida adulta. E isso começa no brincar, na infância.

12. O que são atividades cognitivas, afetivas e motoras?
Atividades cognitivas são aquelas que estimulam o cérebro, trabalha a mente (atenção, memória, raciocínio, decodificação, etc)
Atividades afetivas são aquelas onde a emoção é a forma de comunicação e aprendizagem (auto estima, relação com o outro, alegria, insatisfação, etc)
Atividades motoras são aquelas que proporcionam uma funcionalidade ao corpo (equilíbrio, coordenação, organização espacial, etc)

13. Quais são os principais objetivos da estimulação psicomotora?
a) Promover um desenvolvimento integral do indivíduo nos aspectos corpo, mente, emoção e relação com o meio e as pessoas que o cercam.
b) Tornar o corpo cada vez mais funcional através do fortalecimento das bases psicomotoras.
c) Detectar possíveis comprometimentos no desenvolvimento infantil e orientar na busca por um profissional especializado.
d) Contribuir para a aprendizagem escolar.
e) Potencializar as habilidades motoras e cognitivas da criança;
f) Proporcionar equilíbrio emocional através de estratégias lúdicas.