banner
  • 25/11/2021

Mês da Segurança Aquática alerta para prevenção de afogamentos e incidentes envolvendo adultos e crianças

Novembro é o Mês da Segurança Aquática. Por isso escolas, clubes, academias de natação e parques aquáticos promovem diversas atividades com dicas e orientações sobre os cuidados e a preservação aos afogamentos, muito comuns nessa época do ano, as vésperas do verão, férias escolares e com as temperaturas bem altas. Em Araxá, as academias do Grupo Mergulho estão envolvidas nessa campanha. Uma série de atividades tem sido apresentadas aos alunos durante todo o mês.


Segundo o Instituto Nacional de Natação Infantil (Inti), o afogamento é a segunda maior causa de morte acidental em crianças e adolescentes de 01 a 14 anos. E esse é um problema que pode ser evitado com a devida orientação. É o que explica o Elaine Maniglia, Diretora do Grupo Mergulho. ?As pessoas precisam ter consciência que estar dentro da água é relaxante, mas também é perigoso e qualquer situação que fuja do controle pode ser fatal. Por isso que nesse mês nos reforçamos essas dicas de segurança e incentivamos que as pessoas precisam aprender a nadar e se portar no ambiente aquático, para que se divirtam ou treinem?, disse.


Além de ser prazeroso e o mais completo de todos os esportes, benéfico pra saúde e pro físico, nadar é uma habilidade necessária contra os afogamentos e trabalha em conjunto às outras medidas de segurança, que não podem ser deixadas de lado. Seja para quem está dentro da água ou no seu entorno. De acordo com Elaine, aprender a nadar é bom pra adultos e crianças. ?Vamos tirar da cabeça a ideia que apenas crianças devem frequentar aulas de natação. Afogamentos acontecem com pessoas de todas as idades, muitas vezes, por aquela vítima não ter sido orientada sobre a segurança aquática e tudo que está envolto aquele momento dentro de uma piscina, rio, cachoeira ou praia. Não existe idade para se aprender a nadar, porque não existe idade para que a gente se atente com a nossa segurança e a nossa vida?, ressalta. Para garantir a Segurança Aquática a todos, a gente separou algumas dicas valiosas para você!


- Ensine para a criança que ela não deve entrar sozinha na água;

- Mostre que, para ficar dentro ou perto da água, é preciso ter cuidado;

- Cuidado com brinquedos que podem ser um chamariz para os pequenos;

- Não deixe as crianças sozinhas dentro da água;

- Em piscinas, cuidado com ralos e filtros. No mar e cachoeiras, cuidado com as ondas e correnteza;

- Em locais públicos, saiba onde estão os salva-vidas;

- Ensine os pequenos a sempre nadar com um adulto responsável por perto;

- Usar colete salva-vidas é importante se você tem pouca habilidade de natação. Não sinta vergonha por isso. Sinta-se seguro e responsável por sua vida;

- Se colocar boias de braços nas crianças, lembre-se: elas não são 100% seguras e podem esvaziar. Não confie! Prefira coletes salva-vidas e fique de olho nos pequenos;

- Não consuma álcool;

- Evite comer durante atividades aquáticas;

- Não entre na água em lugares desconhecidos;

- Verifique as informações de profundidade em todos os locais que for nadar;

- Em caso de chuvas, saia da água se estiver em local externo;

- Não esqueça do protetor solar. Chapéus, óculos, viseiras e outros equipamentos são bem vindos para se proteger os raios solares.

- Seja responsável, não faça brincadeiras de mal gosto e sempre esteja em alerta.