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Sedentarismo Infantil e na Adolescência

O sedentarismo é a falta ou ausência de atividades físicas, resultando em gasto calórico reduzido. O sedentarismo possuí alta incidência na população, sendo considerado um problema de saúde pública e bastante comum na infância e adolescência, trazendo conseqüências para a vida adulta.

Uma criança sedentária pode ser um adulto obeso. Porém, as crianças magras também podem sofrer as conseqüências do sedentarismo. Muito comum hoje em dia, ver uma criança e adolescente substituir o ato de brincar e/ou praticar uma atividade física por assistir TV, tablet, vídeo game, séries em Netflix e etc.

  • Não deixe que prefiram passar mais tempo do seu dia em seus eletrônicos;
  • Imponha limites de tempo no seu eletônico;

Como evitar o Sedentarismo Infantil e na Adolescência?
Pais e responsáveis:

  • Faça de seus hábitos pessoais um exemplo positivo para que seus filhos sigam;
  • As crianças irão entender aquilo como algo normal para a vida, e não uma obrigação somente deles;
  • Não reforce atitudes que levam sua criança ao sedentarismo;

Nós pais, queremos acertar sempre.

  • Queremos dar o que temos de melhor aos nossos filhos, desde o inicio de suas vidas.
  • Oferecer alternativas para as crianças é função de um adulto atento!
  • Não adianta forçar a barra, pois poderá gerar uma aversão as atividades físicas na criança.
  • Crie ambientes lúdicos, faça atividades físicas com elas.
  • Qualquer atividade na infância, cria momentos de prazer e ficará gravado na memória emocional. Mude essa realidade na vida de sua criança!

Crianças que desenvolvem níveis de proeficiência motora na infância, se tornam mais ativas e com maior probabilidade de desenvolver aptidões físicas relacionadas a saúde, entre elas:

Força, resistência e flexibilidade.
Brincadeiras e comportamentos ativos são decisivos para que sua criança não faça parte desta estatística horrorosa. A vida que levam nossos filhos hoje em dia, é totalmente diferente da que tínhamos a 20 ou 30 anos atrás. Criança tem que dançar, brincar, pular, rolar, cair e levantar, ralar o joelho.

Precisam olhar para nós, e contar suas conquistas, de como foi seu dia. E para isso, é preciso que cada um de nós, mães, pais, tios, avós e professores, possamos orientá-los e darmos bons exemplos de uma vida leve e saudável.

Sedentarismo e Obesidade
A obesidade pode surgir em decorrência do sedentarismo. Isso acontece quando o sedentarismo é associado a uma alimentação rica em açúcar, gorduras, frituras, refrigerantes, nuggets, sanduíches, pizza e etc.
Crianças com aptidões físicas serão jovens com menor probabilidade de adquirir doenças crônico-degenerativas, como: Obesidade, hipertensão, problemas de coluna e diabetes. 

Recentes pesquisas mostram ainda que crianças com aptidão aeróbia tem melhor desempenho escolar e as evidencias tem apontado um fator de crescimento neurotrófico, o chamado BDNF, que estimula o crescimento de células nervosas no córtex pré-frontal (região onde a criança processa a informação), e no sistema límbico que é um centro de memória. Isso tudo se reflete em melhor desempenho escolar.

 Incentive a pratica de atividade física!

Texto escrito por: Prof. Patrícia CREF 002325-P/ MG 

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