Curiosidades, Natação

O movimento é essencial para aprendizagem

Devido à tecnologia e aos estilos de vida, muitas crianças de hoje não recebem na primeira infância, estimulação de movimento suficiente.

fotot

Devido à tecnologia e aos estilos de vida, muitas crianças de hoje não recebem na primeira infância, estimulação de movimento suficiente. As crianças não tem liberdade para se movimentar e brincar como faziam em gerações passadas.

O movimento é essencial para aprendizagem. A criança não consegui aprender sem estímulo motor. Movimento e experiência a ajudam a colher informações.

A aprendizagem na mais tenra infância é estimulada por reflexos que são desenvolvidos em exploração de movimentos.

Quando as experiências de exploração são repetidas, são criadas vias nervosas e são estabelecidas memorias neurais. Essas vias neurais formam redes complexas que dirigem o desenvolvimento cerebral superior da criança.

Quanto mais abundante e variadas são as experiência, mais complexos padrões de memória, aprendizagem são estabelecidos.

Na natação a criança além de aprender a nadar e se locomover no meio liquido ela desenvolve também todos esses aspectos motores que estão sendo perdidos. Melhora na concentração nas atividades escolares, memoria, coordenação motora, equilíbrio, seus fatores emocionais e cognitivos, aprende a lidar com regras a favor de sua evolução harmoniosa.

A evolução na atividade aquática e a conquista de novos movimentos passam por um processo bem especifico no meio liquido. Primeiramente a criança recebe as sensações mais ou menos conscientes que com a repetição se tornarão mais precisas, levando a tomada de consciência da ação do movimento propriamente dito. Nadar não é somente realizar deslocamentos e movimentos com o nosso corpo.

É, antes disso, organizar as sensações recebidas pelo meio liquido em nosso cérebro, transferindo os psicomotoramente na água ( Velasco, 1994,p26).

Edição #03 | Abril 2019 | Prof. Lidiane CREF 026533-G/MG

13

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.