Curiosidades, Natação

A disciplina familiar é o alicerce da educação

Aliar a educação familiar com a educação desportiva é importante e necessário.

WhatsApp Image 2018-10-04 at 08.49.52 (1)

Em sua casa, a criança aprende a ter respeito, bons modos. Aprende cordialidade com todos , dividir o que é seu, a ser organizada.

A lista é ampla, pois trata do volume de informações e exemplos que formam o que se conhece como disciplina. Nas aulas de natação, a criança aprende conceitos de ordem, de auto segurança, auto confiança, iniciativa, criatividade e socialização.

Muitas vezes, muito do que um dos ambientes ensina à criança, o outro ambiente complementa. Aí a criança compreende de fato, vai amadurecendo dia a dia.

Uma criança sem laço familiar e sem educação desportiva pode passar por dificuldades futuras em termos comportamentais, físicos e emocionais. Ao promover uma disciplina adequada tanto em casa quanto nas aulas aquáticas e escola, possibilitamos que as crianças se comportem de forma apropriada em qualquer ocasião, sentindo-se, incluídas, úteis , atuantes e não terão dificuldades na vida adulta.

Compreender a importância da “sequencia metodológica das aulas” é vital, para que pais e mães percebam que o processo disciplinar é uma cadeia sequencial, que não pode e não deve ser quebrada. Estamos falando da educação de crianças.

Em cada aula ou conjunto de aulas, através de nosso método, priorizamos atividades educativas psicomotoras, coletivas e individuais, assim como jogos coletivos e individuais. A falta a uma aula “quebra um elo” desta corrente metodológica de ensino. Após várias faltas, a própria criança percebe dificuldades que os demais já superaram. Os atividades educativas psicomotoras e jogos na água possuem, em essência, o valor da disciplina, seja ela física, intelectual ou social. Obviamente que disciplinar uma criança não é algo que aconteça de um dia para o outro. Há de se ter tempo e paciência.

Nós, educadores aquáticos, lutamos com faltas diárias e feriados, lutamos com desistências e retornos de alunos. Independente do motivo, quando os pais tiram a criança das aulas de natação, ela rompe com uma sequencia formativa embutida nas atividades.

Dentre elas, o ensino da disciplina, que trabalhamos para que se desenvolva plenamente.

Texto escrito por: Professora Cristiane de Araújo – CREF 003563-G/MG

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.