Curiosidades, Natação

Adolescência – transição entre a infância e a vida adulta

DSC05865

Como se explica o comportamento motivacional? O comportamento motivacional é explicado pelas necessidades humanas, em que o resultado dos estímulos que agem sobre os indivíduos leva à ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja executado, resultante do exterior ou proveniente do próprio organismo, designando-se por ciclo motivacional.

A motivação intrínseca caracteriza-se pela vontade interior de executar tarefas e independe propriamente de fatores externos. (MIRANDA et al., 2008). Segundo Silva et al. (2013), a motivação intrínseca manifesta-se de formas distintas, haja vista que cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar.

Na motivação extrínseca, temos a atuação de fatores externos que contribuem diretamente para o comportamento e o desempenho do indivíduo. Eles estão ligados ao ambiente em que a pessoa vive. Esses mesmos fatores precisam ser enfatizados e utilizados adequadamente por treinadores, pais e dirigentes, pois podem contribuir para a manutenção e a modificação do comportamento dos indivíduos (MIRANDA et al., 2008; SILVA et al., 2013).

A natação é um esporte amplamente difundido, sendo vários os fatores motivacionais que podem levar as pessoas a optarem por essa modalidade esportiva. Estudos apontam que os principais motivos que influenciam as pessoas a iniciar a prática da natação estão ligados a aspectos motivacionais de ordem intrínseca e extrínseca, a saber: gosto pela natação, pais ou responsáveis decidiram que era importante praticar natação, orientação médica, melhor condicionamento físico e não saber nadar (SILVA et al., 2013). Fernandes e Lobo da Costa (2006) definem a natação como um conjunto de habilidades motoras que proporcionem o deslocamento autônomo, independente, seguro e prazeroso no meio líquido. Trata-se de um espaço para emoções, aprendizados e relacionamentos com o outro, consigo e com a natureza.

Um fator importante a ser abordado na temática em questão é o desenvolvimento do adolescente. A adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelas diversas transformações tanto física como psicológicas, que possibilitam o surgimento de comportamentos irreverentes e o questionamento dos parâmetros e padrões infantis que são necessários ao próprio crescimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o período da adolescência está compreendido entre 10 a 19 anos, com algumas variações individuais, o qual é permeado por mudanças físicas, psicológicas e sociais (FERREIRA; NELAS, 2006, p. 142).
No período da adolescência, o indivíduo procura pertencer a um grupo, recorre como comportamento defensivo à busca de uniformidade, que pode proporcionar segurança e estima pessoal. Ocorre um processo de identificação em massa, em que esse mecanismo é individual (ABERASTURY; KNOBEL, 1981, p. 35). É notório que o esporte, nesse caso a natação, proporciona momentos de socialização e de integração, o que automaticamente pode contribuir para o desenvolvimento social daquele que o pratica (BRAGA et al., 2010).

REFERÊNCIAS
ANDRADE, S. Motivação, uma necessidade intrínseca do ser humano…, 2017. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?motivacao-uma-necessidade-intrinseca-do-ser-humano&codigo=AOP0443. Acesso em: 27 nov. 2018
SILVA, A.F.; ROCHA, S.M.; FERREIRA, L. Motivação dos adolescentes para a prática de natação, 2017. Disponível em: http://www.revistahumanidades.com.br/arquivos_up/artigos/a131.pdf . Acesso em: 27 nov. 2018

Mergulho Informa – Edição #14 | Novembro 2018 | Prof. Daniel Alencar CREF 025158-G/MG

13

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.