Curiosidades, Natação

Obesidade infantil, como ajudar nossas crianças?

Devido as diversas mudanças na atualidade envolvendo as estruturas sociais e econômicas de milhares de famílias o sedentarismo infantil está tomando conta das crianças que estão se esquecendo de brincar, correr, pular e jogar bola, preferindo ficar horas assistindo televisão, jogando vídeo game ou navegando na internet, o que reforça o aumento do índice de inatividade física na infância, sendo um dos fatores que estão colaborando muito para o grande aumento de crianças com problemas de sobrepeso.

Além dos problemas relacionados com o peso, a criança pode acabar desencadeando diversos outros problemas como: doenças cardiovasculares, fadiga, colesterol, diabetes, apneias do sono, entre outros, que são causados pela obesidade. Sendo assim a natação se tornou um forte aliado para a prevenção obesidade infantil, sendo o esporte mais completo e sem nenhuma contraindicação, podendo ajudar de forma significativa essas crianças. 

Nadar já é uma diversão por si só, além do bem-estar que o contato com a água possibilita, essa ação movimenta diversas partes do corpo. Por isso, tem grande potencial para se tornar uma atividade recreativa e divertida para as crianças, estimulando cada vez mais seu interesse por esportes e outras práticas do gênero.

A resistência natural da água faz a criança exercitar diversos grupos musculares ao mesmo tempo, tonificando e promovendo o desenvolvimento da musculatura de diversas partes do corpo, assim como um grande gasto calórico e o fortalecimento da estrutura óssea, que, por estar em desenvolvimento, se torna mais resistente a fraturas e previne doenças futuras.

É devido a esse esforço, para vencer a resistência da água, que o corpo exige mais da respiração e da frequência cardíaca para mandar oxigênio aos músculos, promovendo o aumento da resistência cardiorrespiratória e física.

Como a água diminui o efeito da gravidade, dando uma sensação de leveza que facilita os movimentos, a criança poderá sentir, na natação, mais facilidade e conforto do que em outras atividades físicas, como correr, jogar bola e entre outras.

Essa é uma atividade que promove um grande bem-estar à criançada, pois se realiza muitos exercícios sem ter a sensação de fadiga e cansaço; e conforme a criança evolui dentro da atividade, ela se torna mais confiante e focada e mesmo sem perceberem a natação é um exercício de grande gasto energético, o que proporcionará noites com melhor qualidade de sono e, por conseguinte, deixará a criança mais descansada, ativa e desperta.

Contribuindo assim na melhora da força, equilíbrio, flexibilidade, resistência aeróbia, velocidade, e nos aspectos afetivos e sociais favorecendo o crescimento saudável e ativo dessas crianças que necessitam estar em constante movimento.

Texto escrito pela Professora Adrielle Maciel CREF: 033087-G/MG

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.