Curiosidades, Natação

Quer um estilo de vida comprovadamente saudável? Então, pratique Natação!

A natação tem se apresentado como uma das modalidades esportivas mais completas, cumprindo seu preceito de estimular uma melhor qualidade de vida, sua prática continua estimula o aumento da taxa máxima de oxigênio que pode ser consumida pelo corpo durante um exercício.

Em síntese o Volume Máximo de Oxigênio (VO2Max.) é a máxima quantidade de oxigênio que pode ser captado pelo sistema respiratório, conduzido e distribuído pelo sistema cardiovascular e absorvido pelos tecidos do organismo, diante um esforço físico máximo ou submáximo. O VO2Max. é um importante marcador que possibilita verificar os níveis cardiorrespiratórios em indivíduos saudáveis, sendo sem dúvidas um dos mais importante parâmetros fisiológicos que norteiam segmentos esportivos, bem como, a área da saúde.

Por meio de um estudo recente que objetivou a comparação do pico de consumo de oxigênio de praticantes e de não praticantes de natação, pode-se verificar a prática da natação como meio para o desenvolvimento da capacidade aeróbica e consequentemente para uma vida saudável. Neste estudo, foram coletados dados de 10 praticantes assíduos de natação a pelo menos 01 ano (02 aulas semanais) e de 10 não praticantes de natação estudantes do curso de Educação Física do Centro Universitário do planalto de Araxá (UNIARAXÁ), todos participantes pertencentes do gênero masculino, com idades entre 20 e 36 anos.
O dispositivo empregado para a verificação foi o protocolo/teste de Cooper, que se consistiu em uma corrida de 12 minutos ininterruptos, para comparação dos valores de distâncias percorridas e níveis de VO2Max em cada um dos participantes.

Os resultados demonstraram uma superioridade significativa do grupo de Praticantes de Natação cujo, valor médio de VO2Max. foi 57,27% superior ao encontrado no grupo que não pratica de natação.

Tal resultado evidencia que os praticantes de natação que possuem histórico de prática regular e contínua, demonstram volumes e capacidades respiratórias superiores em comparação a pessoas que não praticam regularmente natação.

Diante destes resultados, ainda podemos inferir que a prática da natação é um importante meio para o desenvolvimento da capacidade aeróbica, contribuindo consequentemente para a diminuição dos riscos de doenças coronarianas e pulmonares, bem como para a manutenção do equilíbrio de todos os sistema corporais principalmente os sistemas cardiovascular e respiratório, justamente por contribuir para o efetivo aumento do VO2Max.., proporcionando assim uma melhor qualidade de vida.

ALMEIDA, B. L. Comparação do VO2Max. de praticantes e não praticantes de natação do gênero masculino. Trabalho de conclusão de curso. Centro universitário do Planalto de Araxá, 2016.
AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição. 8ª edição. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde (MS). A vigilância, o controle e a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis: DCNT no contexto do Sistema Único de Saúde brasileiro. Brasília, DF, 2005.
COOPER, K. H. A means of assessing maximal oxygen uptake. Journal of the American Medical Association 203:201-204, 1968.
MEJIAS, J. E. G. Comparação e caracterização da resposta cardiorrespiratória e metabólica de praticantes de natação. 2012. Dissertação de Mestrado em Exercício e Saúde. Escola Superior de Educação, Bragança.
PORTELA B. P. et al . Comparação do Vo² max de homens fisicamente ativos mensurado de forma indireta e direta. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal: v. 10, n. 14, jan.-jun. 2009.
Prud’homme, D.; Bouchard, C.; Leblanc, C.; Landry, F.; Fontaine, E. Sensitivity of maximal aerobic power to training is genotype-dependent. Medicine and Science in Sports and Exercise, p.489–493, 1984.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.