Curiosidades, musculacao

Menopausa como lidar com ela

Menopausa

Você sabe o que é menopausa?
Ela acontece quando os ovários paralisam a produção de estrógenos. O estrógeno é o hormônio ligado as características femininas, como brilho e textura da pele, tamanho dos seios e ele carrega toda responsabilidade do controle de ovulação e preparo do útero para a reprodução.

Quando ela acontece?
Geralmente por volta dos 50 anos, podendo ocorrer antes, principalmente se a pessoa teve algum tipo de câncer ou outra doença com uso de quimioterapia.

Existe também a menopausa prematura, ela acontece antes dos 40 anos, isso acontece em cerca de 1% das mulheres. São também responsáveis pela menopausa prematura, fumantes, as doenças auto-imune, diabete mellitus e tireóide.

Qual o tratamento?
Ela é um estágio natural, não é uma doença ou disfunção, assim não depende de tratamento. Mais pode acontecer situações em que os efeitos corporais fiquem severos e prejudiciais, necessitando assim de tratamento medicamentoso. Exames como, densitometria óssea determina se os ossos estão enfraquecidos ou com densidade normal.

A densidade óssea de uma pessoa pode ser categorizada como “normal”, “osteopenia” ou “osteoporose,” em comparação com outras pessoas da mesma idade e gênero. Você deve procurar o seu médico de confiança para manter todos os exames em dias.
Alimentação e hábitos saudáveis também são fundamentais para esse novo ajuste corporal. A musculação é a atividade física mais indicada para esse grupo.

O que é musculação?
É um treinamento de força, onde utiliza a força da gravidade (com barras, halteres, pilhas de peso ou o peso do próprio corpo). Esta forma de treinamento físico possui vários objetivos e um desses é a saúde, onde auxilia no tratamento de doenças musculares, ósseas, metabólicas, melhora na mobilidade, postura etc.

Na menopausa a musculação irá auxiliar na diminuição dos sintomas causados, como ondas de calor, palpitações, depressão, ansiedade, irritabilidade, falta de concentração, oscilação de humor e o mais importante auxilia no controle de peso, diminui o percentual de gordura e aumenta a quantidade de “músculo”, auxiliando também na osteoporose.

Não tenha medo ou vergonha para começar a praticar a musculação, com ela você ganhará mais força nos músculos e nos ossos, diminuindo assim o risco de quedas e principalmente de fraturas, além de se beneficiar com vários benefícios causados por esse poderoso medicamento chamado MUSCULAÇÃO.

A musculação pode salvar sua vida. Procure um profissional qualificado para te auxiliar! Seja mais forte e saudável….

Agende uma aula:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.