Natação

A abordagem da Hidroterapia na Neuropediatria

A hidroterapia constitui uma prática terapêutica complementar, tendo como facilitador a água, que proporciona um maior relaxamento, melhor mobilidade articular, menos stress biomecânico, resistência e auxílio aos movimentos. A terapia aquática aplicada na neuropediatria tem como princípios básicos a aquisição ou a recuperação dos padrões de desenvolvimento normais.

FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR (Gallahue e Ozmun, 2003)

Movimentos Reflexos

Início: oitava semana de vida intra-uterina. Aproximadamente até o quarto mês de vida. Caracterizam-se por movimentos de natureza reflexiva, controlados inconscientemente e necessários à sobrevivência do ser humano.

Movimentos Rudimentares

Início: a partir dos quatro meses. Aproximadamente até os dois anos. Predominância das primeiras formas de movimentos voluntários que permitem o controle postural, manipulação e locomoção.

Movimentos Fundamentais

Início: mais ou menos aos dois anos. Aproximadamente até os seis anos. Atinge formas de movimento bem eficientes, porém com menor índice de rendimento que o adulto, pois depende de diversas capacidades que serão desenvolvidas após o crescimento.

Movimentos Especializados

Início: mais ou menos seis anos. Vão se especializando de acordo com o crescimento e experiência de cada criança. O movimento passa a ser um instrumento para atividades motoras complexas, tornando-se o refinamento das habilidades motoras fundamentais.

natalia

São beneficiadas por esse tipo de abordagem crianças encaminhadas clinicamente com sequelas de lesões neurológicas causadas por alterações pré-natais, perinatais (durante o parto) e pós-natais.

O atendimento é realizado pelo fisioterapeuta de forma individual e personalizada, podendo ter a participação dos pais para melhor desempenho da criança.Essa prática terapêutica proporciona à criança um ambiente lúdico, diferenciado, vivências e experiências novas, favorecendo a percepção sensorial e a ação motora.

Usando as propriedades físicas da água adequadas para cada tipo de acometimento, podemos facilitar o desenvolvimento das capacidades psicomotoras como coordenação, esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, orientação espacial e temporal, adequação do tônus muscular, estímulo proprioceptivo e treino marcha, além de permitir a inserção da criança nas aulas de natação.

Atendimento nas unidades:
Unidade 1 – 3662-5299 / Av. João Moreira Sales, 87
Unidade 2 – 3662-5353 / Av. Amazonas, 30

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.