Curiosidades, Natação

Hidroginástica e suas influências do Desempenho Psicomotor

hidromerg

Várias pessoas têm buscado a hidroginástica como prática regular com o intuito de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, resistência muscular, força e flexibilidade bem como para a reabilitação de diferentes tipos de lesões e/ou doenças degenerativas.

Várias pessoas têm buscado a hidroginástica como prática regular com o intuito de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, resistência muscular, força e flexibilidade bem como para a reabilitação de diferentes tipos de lesões e/ou doenças degenerativas.Além dos benefícios supracitados essa atividade pode proporcionar melhorias que vão além do que podemos imaginar.

A hidroginástica é indicada para todas as idades, no entanto podemos observar a maior incidência da terceira idade, cuja experiências e sabedorias são fatores peculiar. A OMS “Organização Mundial da Saúde” relata que idosos adeptos à atividade física regular, têm maior qualidade de vida e consequentemente alcançam maior longevidade.

No avançar da idade verifica-se um declínio psicomotor, com perdas significativas no equilíbrio, na coordenação motora, nos processos cognitivos e problemas emocionais e afetivos. Com exercícios consciente e coerente supervisionado por profissionais capacitados e qualificados, é possível retardar o declínio psicomotor e consequentemente os efeitos do envelhecimento, melhorando seu desempenho, conservando o máximo de autonomia tornando-o mais independente nas atividades rotineiras, por exemplo a melhoria do equilíbrio ajudando à prevenir quedas a flexibilidade pode evitar de lesões, tudo isso torna mais fácil a execução de tarefas do cotidiano como: subir escadas, carregar objetos pesados e rapidez na execução de tarefas. 

Nossas aulas são elaboradas antecipadamente por todos professores de hidroginástica por meio de muito estudos, debates e vários embasamentos cientifico, montando assim o PPR “Plano Progressivo de Resultados” o nosso planejamento anual. O objetivo em nossas aulas vai além de exercícios focados apenas no movimento, elaboramos exercícios com enfoque psicomotor para trabalhar o corpo e a mente a tão conhecida da tríade do desenvolvimento “Motor, Afetivo e Cognitivo”. E com isso proporcionar uma vida ativa e saudável a cada um de nossos alunos com muito amor, profissionalismo e gratidão temos o prazer de vivenciar essas diversas melhorias.

”Orientações para um envelhecimento saudável:

  • Faça com que cada dia seja único e especial e não mais um na contagem dos anos.
  • Pratique o bom humor. Não deixe de sorrir diante do bom e do ruim, do bem e do mal. Pois cada desafio que aparecer será mais um motivo de provar que a perseverança é privilégio dos fortes.
  • Coma o suficiente para viver bem. Não se prive, porém não abuse de nenhum alimento. Pois com o passar dos anos, você terá de priorizar a qualidade e a variedade e não a quantidade.
  • Beba muita água. A hidratação do corpo, que por si só está “secando”, é fator essencial de funcionalidade e saúde para todos os órgãos.
  • Mexa-se! A atividade motora é o melhor caminho para uma FELIZ IDADE.
  • Pratique atividades físicas diárias – principalmente as aeróbicas, de impacto, exercícios de peso e resistência – em intensidade moderada. Cuidando do físico estaremos garantindo nossa independência na velhice.
  • Leia muito… Tudo (livros, jornais, revistas, gibis etc.), faça palavras-cruzadas… Tais atividades farão seu cérebro esquecer que os anos passam e lhe trarão novos estímulos cognitivos, preservando sua memória.
  • Viaje, passeie, vá a qualquer lugar: shopping, casa de amigos, cinema, teatro… Faço cursos de línguas, informática… Pratique rotineiramente esportes… Promova festas, jantares especiais e originais…

Enfim mude sua rotina. VIVA Feliz sua idade!

Cacilda Velasco ’’

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