Curiosidades, Sem categoria

A importância do engatinhar para o bebê

desenvolvimento-do-bebe-1

A importância de respeitar o desenvolvimento da CRIANÇA NA FASE DO ENGATINHAR

Desde os primeiros momentos de vida, o bebê tenta explorar o mundo a sua volta. Primeiro com os olhos, depois com as mãos e os pés, e aos poucos com pequenos deslocamentos. Quanto mais o bebê se movimenta, maior será o conhecimento do próprio corpo e do ambiente ao seu redor. Num primeiro momento ele começa a rolar e, nessa tentativa de rolar de um lado para o outro, já começam a se processar no bebê os princípios de uma orientação espacial.

Aos poucos ele percebe que pode ir mais além e começa a explorar o espaço e o ambiente, arrastando o corpo e um segundo momento engatinhando. Então o engatinhar nada mais é do que um deslocamento que o bebê usa para a exploração ao seu redor. E não só em quatro apoios como também de bumbum, de lado, com a barriga no chão…

O engatinhar é também importante para o desenvolvimento físico do bebê, como fortalecimento dos músculos dos braços, e ombros. O bebê aperfeiçoa habilidades visuais, que envolvem percepção espacial e profundidade, essas competências serão empregadas no momento de leitura e escrita.

O engatinhar é uma nova etapa no desenvolvimento neurológico. A importância de respeitar o desenvolvimento da o movimento repetitivo ajuda a estimular as conexões dos neurônios, permitindo que o cérebro possa controlar processos cognitivos (de aprendizagem) como a concentração, compreensão e a memória.

O engatinhar vai fortalecer a coluna, o equilíbrio e aprimorar a coordenação motora. Assim ele se prepara melhor para ficar de pé, caminhar, correr… O bebê que engatinha adquire autoconfiança para tomar as primeiras decisões. Aprende quando desacelerar, ir mais rápido e quando investigar os obstáculos em seu caminho.

É comum alguns pais quererem apressar o processo de desenvolvimento de seus filhos. Andar direto”, como se diz, não deve ser estimulado pelos adultos. Quando ocorre de o bebê não engatinhar, ele perde os benefícios relacionados a esta fase. Cabe a nós, pais e professores, mantermos um olhar que respeite o tempo de bebê.

Informativo mergulho_set_out.indd

Fale conosco no formulário abaixo:

 

Deixe uma resposta