Curiosidades, Natação

Hidroginástica e funcionalidade

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Por Funcionalidade, entendem-se as relações entre funções e estruturas corporais, com as atividades e a participação dos indivíduos. Por Restrição, entende-se o grau de  dificuldade que cada indivíduo apresenta para a realização de alguma atividade.

Mediante tais parâmetros, faz-se necessário relacionar funcionalidade e incapacidade. O indivíduo funcional consegue realizar as funções do dia a dia com razoável  desempenho partindo do princípio que as estruturas corporais não estejam comprometidas.

A incapacidade neuromotora promove uma influência na autoestima, uma vez que o indivíduo incapaz necessita da ajuda de terceiros para a realização de tarefas diárias,
nos cuidados com o próprio corpo (higiene) e no convívio social. A medida que a idade avança, a tendência é perder paulatinamente essa funcionalidade, e a incapacidade motora (= corpo) e cognitiva (= mente), se manifestam nas atividades mais simples. Uma vida ativa contribui de maneira significativa para intervir no avanço da incapacidade
pessoal a que todos estão sujeitos e que afetam inclusive as emoções.

Foi pensando em todos estes aspectos do indivíduo enquanto corpo, mente e sentimento, que surgiu a intenção de trabalhar o indivíduo como um todo no meio aquático que pode vir a favorecer significativamente uma melhor qualidade de vida.

Aqui na Academia Mergulho, sob a supervisão de profissionais com formação acadêmica e capacitados, é desenvolvida uma atividade direcionada ao público adulto, ”HIDROGINÁSTICA COM ENFOQUES PSICOMOTORES AQUÁTICOS”.

No aspecto motor (= corpo), esta atividade, trabalha as variáveis fisiológicas musculares como força, resistência, flexibilidade), a capacidade dos órgãos internos (como pulmões e coração), e valências físicas como equilíbrio, coordenação global e fina, manipulação entre outras.

No aspecto cognitivo (= mente) a Hidroginástica com Enfoques Psicomotores Aquáticos visa estimular o trabalho da memória, sendo esta uma capacidade que decai sensivelmente com a progressão da idade e como um suporte para “retardar” o aparecimento de doenças degenerativas como Alzheimer e o Mal de Parkinson. Através de atividades direcionadas a este fim, busca-se trabalhar o cérebro promovendo situações onde o indivíduo tenha que pensar para realizar uma resposta motora coerente e harmoniosa.

No aspecto afetivo (= emoções) trabalha-se a autoestima através de superação pessoal de desafios diários, no convívio social e fortalecimento de laços de amizades.

O objetivo dessa proposta é direcionar os benefícios da atividade física para o indivíduo como um todo, CORPO, MENTE E SENTIMENTO. Afinal é o resultado que se busca para uma vida mais saudável, equilibrada e autônoma.

Texto escrito por: Fabiana S. Santos CREF 003562-G/MG
Professora de Natação para Bebê, Infantil, Adulto, Hidroginástica e Psicomotricista

Aulas nas unidades

  • Unidade 1 – 3662-5299 / Av. João Moreira Sales, 87
  • Unidade 2 – 3662-5353 / Av. Amazonas, 30
  • Unidade 4 – 3661-3300 / R. Padre Antônio Marcigaglia, 93

 

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