balé, Curiosidades

Ballet é uma arte que vai além da dança

 

A dança é considerada uma arte em movimento, em que prevalece a estética, a beleza, a musicalidade e o irreal. Ela é a Necessidade natural do homem de libertar-se, revelar-se, manifestar-se e expressar-se por meio do movimento do corpo. É a arte que através de movimentos corporais é capaz de exprimir sentimentos sem auxilio da palavra ou de imagens.

Foi uma das primeiras formas de expressão do homem. Depois dela vieram a música, a fala articulada e a expressão gráfica. Para o homem primitivo, a dança passou a ser manifestação da sua expressão evolutiva.

Torna-se também uma forma de conhecimento, que pode mobilizar e educar de uma forma mais companheira e menos opressora do que diversas pedagogias. A dança permitirá a melhora das possibilidades, potencialidades de movimento e a consciência corporal para atingir objetivos relacionados à educação, saúde, prática esportiva, expressão corporal e artística.

O bailarino dança para uma plateia e consolida a arte do movimento do corpo. A linguagem do ballet clássico está dividida em diferentes estilos, como clássico (abordavam os mitos, deuses e semideuses), romântica (suas visionárias paisagens de fadas, sílfides e delicadas donzelas) e neoclássica (com formas mais livres).

A dança tem mudado concepções, ideias, técnicas, métodos, assim como a cultura humana, ela é criada por indivíduos que pertencem a ambientes próprios. A dança é feita a partir de movimentos do corpo, sejam eles movimentos coreografados, previamente pensados, estudados ou improvisados.

Clique no banner abaixo e agende uma aula!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.