musculacao, Natação

Emagrecimento inteligente

O emagrecimento saudável faz com que se diminua o percentual de gordura e se aumente o tecido muscular, para que sempre, seja qual a atividade física escolhida, o gasto calórico seja mais alto.

Quando, após o exercício, sentimos dores musculares, eliminamos muita gordura em forma de calorias para recuperar a musculatura após o treino. E durante o treinamento há um gasto calórico elevado, pois, exercícios como agachamento, leg, levantamentos, remadas, etc. nos quais conseguimos suportar muito peso e um grande músculo é responsável pelo movimento,ocorre a chamada (MET) taxa de metabolismo de exercício alta.

Além disto, diversos estudos comprovaram que estes exercícios para grandes músculos ,quando feitos por aproximadamente 40 minutos, com intervalos mínimos, potencializam a liberação de hormônios anabólicos que, ao serem liberados, fazem o organismo utilizar muita gordura para modificar o DNA celular.

O emagrecimento saudável é um processo a longo prazo, pois, mesmo que se consiga diminuir de 10 a 20 centímetros de circunferência abdominal, em dois meses, é necessário continuar se exercitando para manter a forma física adquirida e continuar ganhando músculos, o que possibilitará, posteriormente um consumo cada dia maior de calorias.
O emagrecimento saudável não leva em conta o peso corporal como item de avaliação inicial primária, pois, o peso corporal deixa a pessoa que quer emagrecer muito ansiosa, e , conforme estudos atuais, pessoas eliminam 3 quilos de gordura e aumentam 3 quilos à musculatura, não diminuindo, assim, o peso corporal. O emagrecimento saudável significa perder medidas, por isto o controle das mesmas, juntamente com a coleta de fotos como avaliação primária são medidas práticas, e, através destes citados mecanismos, a mudança corporal pode ser observada constantemente.

Um emagrecimento saudável e rápido é dependente de quatro fatores: frequência alta de realização de exercícios (5a 7 vezes por semana) , treinos intensos(musculação, hipertrofia), mudança de hábitos alimentares e controle psicológico(ansiedade e estresse) .

Por isto, é interessante e importante sempre procurar profissionais como nutricionista e psicólogo que acompanham o processo semanalmente e ajudam a construir um ambiente mais individualizado/personalizado, o que afasta o risco da prática das chamadas dietas da moda, alimentos milagrosos, exercícios da moda sem o devido condicionamento para executá-lo, pois, não existe milagre neste caso. Tem sim que haver um planejamento multiprofissional para este processo.
É bom ter metas e, um bom nutricionista, é treinado para estipular isto. Uma meta boa, se você está acima do peso, é perder 2 quilos por mês. Ou perceber se as roupas estão ficando largas, ou pelo acompanhamento das fotos.

Seguindo todos os passos, certamente haverá uma diminuição do peso corporal, com ganho de uma boa saúde, boa estética corporal,melhor capacidade intelectual, mais ânimo para as atividades do dia-a- dia, e, ainda, se sentirá melhor com todos os benefícios que um estilo de vida saudável poderá lhe proporcionar, como usufruir de boas quantidades de comida e bebidas. Mas até que isto aconteça, será necessário manter dois compromissos indispensáveis, os quais são a frequência na academia e uma alimentação bem organizada e devidamente balanceada.

Pense nisto e vamos juntos!

Texto escrito por: Caio Moncorvo – CREF 029114-G/MG

 

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