Curiosidades

Aprenda a aliviar o calor dos bebês

Se o calor excessivo já traz sofrimento para as crianças maiores, imagine para os bebês! Algumas medidas, no entanto, podem ajudar a amenizar o desconforto dos pequenos.

Por mais que o instinto materno nos impulsione a agasalhá-los, é importante investir em roupas bem leves nessa época do ano. Se você perceber que a criança está vermelha ou suando demais e o ambiente não tiver correntes de ar, considere até mesmo deixá-la apenas de fralda.

Outra dica muito útil são os banhos de balde, além de refrescar eles relaxam o bebê, que pode ficar mais irritado com as altas temperaturas. Mas atenção! Antes dos seis meses, por maior que seja o calor, evite dar água para a criança: o leite materno possui tudo que ela necessita para manter-se hidratada e confortável.

Por maior que seja o calor, é importante evitar que o uso do ventilador diretamente no bebê, também ficar atento para que o ar-condicionado não resseque o nariz da criança. Nesse caso, o ideal é investir em um umidificador de ambiente e evitar temperaturas muito baixas.

Não deixe a criança dormir de cabelo molhado
Pode parecer uma excelente ideia deixar a criança dormir com o cabelo molhado no verão para que ela se sinta mais fresca, mas o hábito pode trazer mais problemas que benefícios. Isso acontece porque a umidade nessa área do corpo pode propiciar o aparecimento de fungos e coceiras indesejadas. O ideal é que a criança lave o cabelo horas antes de dormir para que ele seque naturalmente.

Tome cuidado com o horário de exposição ao sol
Sempre planeje as atividades ao ar livre de maneira que os pequenos não fiquem expostos ao sol nos horários em que ele é mais nocivo à saúde. A pele das crianças é mais fina e, por isso, elas estão mais sujeitas a sofrer uma insolação.

Portanto, se você pretende levá-las à praia, programe-se para acordar cedo, já que o ideal é que as crianças tomem sol até as 10 horas, ou então deixe para ir no final do dia, após as 15 horas, para que elas possam brincar mais à vontade.

Gostou de saber um pouco mais sobre os cuidados necessários para curtir as férias com as crianças no verão? Então aproveite suas férias e divirta-se.

Deixe uma resposta