Curiosidades, Natação

Férias?! Cuidados com crianças é fundamental.

Cuidados com o sol_Dicas Academia Mergulho

Em período de férias nós sabemos que todos mundo quer relaxar, descansar a aproveitar ao máximo suas férias, mas elas exigem cuidados, principalmente quando tem crianças, por isso separamos algumas dicas para te auxiliar e que suas férias sejam incríveis.

Cuidados com o sol

  • Durante o verão os passeios à praia, piscinas e parques são mais frequentes, o que significa que é preciso estar atento à exposição ao sol, alimentação e vestuário. Quando se fala em crianças, é preciso atenção para exposição a raios solares e a adoção de cuidados especiais.
  • Não use filtro solar em bebês com menos de 6 meses de idade. Mantenha-os fora do sol. Assegure-se de que há sombra total nos carrinhos e na cadeirinha do carro. Quando sair na rua, use sempre sombrinhas. Para crianças de 6 meses ou mais, evite exposição solar entre as 10 e 16 horas, quando a radiação é mais intensa.
  • Alguns remédios fazem com que a pele fique mais sensível ao sol. Quando o pediatra prescrever alguma medicação, pergunte se o sol deve ser evitado.
  • Não se engane com dias nublados. Os raios solares perigosos atravessam as nuvens e a neblina. Cuidado com a luz refletida. A luz do sol reflete na areia, no concreto e na água, atingindo a pele, mesmo na sombra.
  • Lembre-se: o banho de sol moderado faz bem à saúde, é agradável, o hábito é importante para o processo de absorção de cálcio/vitamina D, que contribui para que o corpo tenha um crescimento normal.

Roupas leves

  • Com o calor e ao aumento do suor, as roupas devem ser de algodão, finas e folgadas para promover uma maior ventilação, facilitando a evaporação do suor. Roupas íntimas também devem ser de algodão.
  • Na praia, sungas e biquínis são os trajes ideais, mas tome cuidado com o hábito de ficar com a roupa molhada após sair da praia, isso favorece o surgimento de micoses da pele.
  • As roupas podem proporcionar uma barreira contra a radiação ultravioleta. Para a prática de esportes ao ar livre, situações que dificultem a aplicação do filtro solar com freqüência ou, no caso das crianças com menos de 6 meses, as roupas podem ser uma boa opção para a proteção da pele. O fator de proteção proporcionado por uma camiseta molhada é de aproximadamente 11; camiseta seca, 12; lycra molhada 24; e lycra seca, 35.
  • E nada de deixar as crianças sem roupa. O contato com a areia ou cadeiras sujas pode levar a problemas de pele e no trato geniturinário, fique atento.

Alimentação

  • Não tem muito segredo e todo mundo sabe que nesse período deve se beber muito liquido, de preferência água e sucos naturais, evitando também alguns tipos de alimentos para evitar a intoxicação alimentar.
  • Inclua saladas na sua alimentação, frutas e legumes ricos em caroteno e em vitaminas, que deixam a pele mais protegida contra os raios solares são bastante indicados nessa época.

Cuidados com a água em geral

  • Muitas crianças adoram o mar, e por isso podem dar mais trabalho na praia. Para evitar os sustos, tente colocar uma piscininha com água perto de você, de preferência sob o guarda-sol. As crianças devem sempre usar coletes salva-vidas quando entrarem no mar ou piscina e sempre devem estar acompanhadas por um adulto. Como acidentes são imprevisíveis, não deixe as crianças sozinhas perto da água e, assim que chegar ao lugar de lazer, indique algum ponto de referência que sirva de localização até você, como o letreiro da barraca ou a cor de sua sombrinha, mas lembre-se: segurança na água é fundamental, mas a supervisão constante pode salvar uma vida.
  • Deve-se tomar cuidado também com os insetos, que são muito comuns nessa época do ano, não deixe nada que acumule água no quintal e tenha sempre repelentes.
  • Na praia, certifique-se que não há registros de águas vivas para evitar queimaduras.

Com atenção redobrada e todos esses cuidados, as crianças poderão curtir o verão e se divertir com segurança e saúde, e os adultos também poderão relaxar e aproveitar melhor as férias em família, aproveite esses momentos e curta a sua vida.

Boas férias!!!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.