Natação

Psicomotricidade, o que é isso?

Psicomotricidade: como a linguagem corporal interfere na aprendizagem, como aprendemos? Pare e reflita sobre isso.

Aprender precisa ser estimulado. Aprendemos usando corpo e mente.o nosso corpo fala. Muitas vezes não entendemos as dificuldades que temos em determinadas aprendizagens. Alguns tem mais facilidades na execução de tarefas do que outros, isso é fato.

O que te faz aprender mais rápido? É ai que entra a psicomotricidade, corpo e mente, juntos na busca do aprender. A psicomotricidade é uma ciência que estuda a linguagem do corpo que fala através do movimento, que expressa o sentimento aprendemos sentindo e com vivências motoras variadas reforçamos e estimulamos o conhecimento do nosso próprio corpo, das nossas emoções, dos nossos limites e o caminho para a superação e novas aprendizagens, conquista da autonomia potencializando o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo.

A estimulação psicomotora se dá através da incorporação dos reflexos motores primitivos, do engatinhar, do posicionamento espacial do corpo, nas mudanças de direção do movimento, da ativação do sistema vestibular que interfere diretamente na aprendizagem da linguagem e da matemática.

É através das experiências sensório perceptivas motoras que se desenvolve uma inteligência corporal, o corpo inteligente aprende mais rápido. Hoje percebemos a necessidade do estímulo motor para as nossas crianças que cada vez mais estão digitalizadas, pobres em experiências motoras e com a sua aprendizagem comprometida em vários segmentos psicomotores.

A criança aprende brincando! Quantas vezes você já ouviu isso? E quanto tempo faz que isso não acontece com a sua criança?

Brincadeiras simples como correr, saltar, rolar, subir e tantas outras ajudam na construção da percepção corporal, emocional e afetiva. O prazer da liberdade ao brincar segundo piaget corresponde ao que a crianças gostariam de ser ou de não ser, por meio dessas brincadeiras de fantasias. Cabe a nós, educadores e pais, a tarefa de valorizar e se comprometer em promover experiências do brincar.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.