Curiosidades, Natação

Jhonathan Castro entre os melhores do mundo

Meu nome é Jhonathan Gonçalves de Castro, tenho 19 anos e sou Triatleta!

cccxx.jpg

Sou Triatleta e me dedico a esse esporte a exatos 4 anos. Porém, entrei na natação aos 11 anos por problemas de saúde e por ser uma criança com sobrepeso. Permaneci na natação por 1 ano, porém a condição financeira da minha família não permitia que eu continuasse nesse esporte. Quando minha mãe iria me retirar da natação meu treinador Antônio Gregório Junior viu que eu tinha potencial e logo arrumou uma solução. Essa solução foi a Fundação Rio Branco em parceria na época com a Mergulho Sport Center, pois a Fundação possui um projeto social chamado Braçadas do Futuro onde na época o projeto era desenvolvido na Mergulho 1 e atendia diversas crianças carentes.

Fiz parte desse projeto até meus 15 anos de idade, foi quando houve uma corrida aqui na minha cidade envolvendo todas as escolas da mesma, e por ventura do destino vim a ganhar essa corrida. Meu treinador Antônio Gregório estava assistindo a corrida, ele estava lá para acompanhar a prova, por já nadar a algum tempo e por ter mostrado um dom para a corrida ele me fez um convite de começar a treinar Triathlon. Esse convite foi aceito e a partir daquele momento começava uma nova fase.

A Fundação Rio Branco aproveitando que eu já fazia parte do projeto resolveu me patrocinar nas competições de Triathlon, me dando todo apoio e suporte para as viagens.

Minha idade havia estourado no projeto social, porém a Mergulho Sport Center continuou me apoiando, me dando apoio e patrocínio total com natação, academia e toda a estrutura que eu precisava para meus treinos.

Consegui uma bicicleta que não era própria para o Triathlon mas, minha dedicação e o incentivo do meu treinador fazia que eu explorasse o meu melhor todos os dias. Meus equipamentos eram escassos, não tinha tênis, sapatilha, óculos, porém meus pais me ensinaram sempre correr atrás dos meus objetivos e ter força de vontade sempre. Aos poucos fui adquirindo material, o pessoal que via minha luta diária foi fazendo vaquinhas e juntando dinheiro até conseguir uma Bike que se enquadrava melhor dentro da atividade que eu praticava. Porém tudo no Triathlon é muito caro, principalmente aqui no Brasil.

Hoje treino e participo de competições com uma Trek Madone (bem antiga por sinal) e EMPRESTADA, com a ajuda da Rio Branco Petróleo e Fundação Rio Branco consegui participar de varias competições a âmbito regional, estadual e nacional. E hoje com muita fé em Deus, com uma trajetória de dedicação, foco e de renuncias consegui me sagrar Campeão Brasileiro de Triathlon Sprint na categoria de 18/19 anos, onde garanti minha vaga para o MUNDIAL 2017 na HOLANDA. Dividindo esse título primeiramente com Deus, meus pais, meu treinador e a todos os anjos de sangue que apareceram na minha vida e me deram a oportunidade de estar aqui hoje.

PRINCIPAIS TÍTULOS DE TRIATHLON:

2014
Campeão do 24° Troféu Brasil de Triathlon categoria Sprint de 15/16 anos (competição composta por 5 Etapas)

2015
Vice Campeão da Copa Interior de Triathlon categoria de 15/19 anos. (Válido pelo campeonato Paulista competição composta por 7 Etapas)
1° Colocado 3 Etapa do 25° Troféu Brasil de Triathlon metragem Olímpica de 15/24 anos.
2° Colocado 6 Etapa do Troféu Brasil de Triathlon metragem Olímpica de 15/24 anos.

2016
Campeão do Campeonato Internacional de Santos de Triathlon Olímpico de 17/19 anos.
Campeão do Triathlon Long Distânce Pirassununga: 1.9 km Natação/ 90km bike/ 21km corrida. Categoria 15/19 anos
3° Lugar Geral Triathlon Experience Uberlândia.
Campeão da Copa São Paulo de Triathlon Sprint Categoria 18/19 anos.
Campeão da Copa BRASIL de Triathlon Sprint (Brasileiro) Categoria 18/19 anos. ( Vaga Garantida para o mundial 2017 HOLANDA).
Campeão 26° Troféu Brasil de Triathlon. Categoria 17/19 anos. (Competição composta por 6 Etapas ).

2017
Bi-Campeão Campeonato Internacional de Santos de Triatlhon Olímpico 17-19 anos.
3°Colocado 1 Etapa PRO SERIES Triathlon- Peruíbe SP, Alto rendimento.
2°Colocado Copa Interior Triathlon 4Etapa categoria 15/19 anos.
4° Colocado Copa Brasília de Triathlon Sprint categoria 15/19 anos.
Vaga garantida para o Brasileiro de Sprint Triathlon no mês de outubro em MANAUS.

 

Depoimento – Jhonathan em World Triathon – Rotterdam Holanda 2017

Uma sensação inexplicável, não dá pra explicar, uma mistura de sentimentos, quando cruzei a linha de chegada estava muito feliz pois sabia que havia competido forte e de igual pra igual com os melhores do mundo! Ao cruzar a linha de chegada a emoção é incontrolável é uma mistura de sorriso com lágrimas, pois lembro de todo o caminho percorrido até chegar ali, só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade e aos anjos de sangue que me ajudaram a estar ali!!!!!

Então, em uma categoria com mais de 80 atletas do mundo todo, selecionado apenas os melhores do mundo fiquei em 40° Lugar. Nadei muitooo forte, sai bem da água, a transição era muito longa com mais ou menos 800 m para correr entre o rio e a bike, pedalei muito forte buscando todos os atletas brasileiros e fazendo um pelotão muito forte com atletas de todos os países, sai para correr muito focado e corri muitooo bem sendo o Brasileiro mais bem colocado na minha categoria e o 40° Lugar em uma prova muito forte! Sendo o primeiro Brasileiro na categoria pontuei muito, dando assim um grande passo para garantir minha vaga para o Mundial de 2018!

Por fim quero agradecer a todos meus amigos, conhecidos, e a todas as pessoas que me mandaram mensagens de apoio, incentivo e pensamento positivo, é de se emocionar!!! Muito obrigado!!

Ver mais fotos…

0011.jpg

Deixe uma resposta